O termo teologia tem sua origem na
Grécia antiga e durante o tempo passou por vários contornos e transformações de
modo que atualmente fala-se de teologias, tais como: católica, protestante,
espírita, evangélica, medieval, moderna, ecumênica, da esperança, da libertação,
anglo-saxã, latino-americana, trans-histórica, entre outras mais.
Mas afinal,
com tantas teologias, o que podemos compreender sobre o que é ou, de que se
trata a teologia?
Podemos compreender, num sentido amplo, que teologia é um discurso ou uma fala acerca de Deus ou, sobre a dimensão do sagrado, ou mesmo, de coisas ditas espirituais, divinas e sobrenaturais.
Já, num sentido restrito, como
um exercício intelectual, a teologia pode ser entendida como um esforço
racional, discursivo e especulativo para compreender o mistério da fé. Essa
posição tem sua base na seguinte expressão de Anselmo: "fides quaerens intellectum" que literalmente significa a
"fé em busca do entendimento" cunhada em sua obra Proslogion,
que defendia que a fé é lógica e cronologicamente anterior à razão. (Stanley J, Grenz, David Guretzki,
1999, p. 58)
O que é importante ressaltar nessa
definição anterior, é que não se pode fazer teologia cristã, sem partir da fé
cristã, principalmente se essa teologia visa objetivos instrucionais e evangelísticos. Para a teologia trans-histórica a verdade encontra-se na experiência
real da fé em Deus, de modo que todo saber ou discurso teológico não deve ser colocado
acima do conteúdo da fé dado por um Deus real e vivo que se revela ao humano
pelo relacionamento e pela experiência da
fé. Somente assim, a teologia pode ser um instrumento em favor do reino de Deus.
Assim, para quem quer iniciar seus estudos em
teologia cristã, é aconselhável que antes, pudesse
buscar conhecer melhor a dimensão da fé cristã.
Até a próxima!
Referencia Bibliografica:
Stanley J, Grenz, David Guretzki, Dicionario de Teologia - Editora Vida, São Paulo, 1999
Marcio
F. A. Miyazato. é Professor e Teólogo. Fundador da Teologia Trans-histórica.
Formado
em Pedagogia, Graduando em teologia pela FAETESF e pós-graduando em Semiótica Psicanalítica
pela PUC-SP.
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