sábado, 17 de novembro de 2012

Teologia e fé




            O termo teologia tem sua origem na Grécia antiga e durante o tempo passou por vários contornos e transformações de modo que atualmente fala-se de teologias, tais como: católica, protestante, espírita, evangélica, medieval, moderna, ecumênica, da esperança, da libertação, anglo-saxã, latino-americana, trans-histórica, entre outras mais.

            Mas afinal, com tantas teologias, o que podemos compreender sobre o que é ou, de que se trata a teologia?

            Podemos compreender, num sentido  amplo, que teologia é um discurso ou uma fala acerca de Deus ou, sobre a dimensão do sagrado, ou mesmo, de coisas ditas espirituais, divinas e sobrenaturais.

            Já, num sentido  restrito, como um exercício intelectual, a teologia pode ser entendida como um esforço racional, discursivo e especulativo para compreender o mistério da fé. Essa posição tem sua base na seguinte expressão de Anselmo: "fides quaerens intellectum" que literalmente significa a "fé em busca do entendimento" cunhada em sua obra  Proslogion, que defendia que a fé é lógica e cronologicamente anterior à  razão. (Stanley J, Grenz, David Guretzki, 1999, p. 58)

            O que é importante ressaltar nessa definição anterior, é que não se  pode fazer teologia cristã, sem partir da fé cristã, principalmente se essa teologia visa objetivos instrucionais e evangelísticos.  Para a teologia trans-histórica a verdade  encontra-se  na experiência real da fé em Deus, de modo que todo saber ou discurso teológico não deve ser colocado acima do conteúdo da fé dado por um Deus real e vivo que se revela ao humano pelo relacionamento  e pela experiência da fé. Somente assim, a teologia pode ser um instrumento em favor do reino de Deus.

            Assim, para quem quer iniciar seus estudos em teologia cristã, é aconselhável que  antes, pudesse buscar conhecer melhor a dimensão da fé cristã.


Até a próxima!

Referencia Bibliografica:

Stanley J, Grenz, David Guretzki, Dicionario de Teologia - Editora Vida, São Paulo, 1999

Marcio F. A. Miyazato. é Professor e Teólogo. Fundador da Teologia Trans-histórica.  
Formado em Pedagogia, Graduando em teologia pela FAETESF e pós-graduando em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário