sábado, 16 de março de 2013

Vozes que engessam





Atualmente ouvimos falar de muitos cristianismos, muitas vozes , por vezes dissonantes,  que proclamam para si  identidade  e autoridade cristã. Porém, até que ponto essas vozes estão em concordância e consonância com aquela descrita em João 1: 20 - 25 ? Até que ponto, essas vozes, podem ser comparadas  como aquela "voz que clama no deserto"?   Em outras palavras, até que ponto esses discursos, que se assumem como  representante de Cristo, realmente , representa e aponta pra Cristo?


                Podemos perceber que João, ao descrever sobre essa voz e esse Jesus que clama no deserto não se importou em ressaltar uma posição de status  ou qualquer outra posição capaz de passar uma imagem de confiança ou de autoridade humana, como  por exemplo de títulos respeitados na época como o  de profeta, mestre, etc.,.

Já em nosso tempo,  comumente vemos   cargos  e  títulos  se imporem  antes de cada mensagem,  de modo  poder  garantir credibilidade e autoridade de muitos lideres desses cristianismos. Muitas vezes,  se valem de seus cargos e títulos para influenciar as mentes dos  fiéis.
Esse tipo de atitude, de imposição de cargos e títulos dentro dos cristianismos, faz gerar um mal estar e faz gerar duas grandes questões:

1-  Isso tem que ser assim mesmo?

2-  É necessário, utilizarmos de nossas posições, cargos e títulos, no meio cristão, para conquistar a confiança e os ouvidos dos fiéis?

Se a resposta for sim, teremos que aceitar que essas vozes que proclama no mundo cristão não é a mesma voz que proclama no deserto, pois, enquanto a voz que proclama no deserto tem como maior alvo libertar-nos das influencias humanas e levarmos para uma vida de renuncia e  sem  cargos e títulos , as vozes que proclamam os cargos e os títulos tem como conseqüência  fazer com que as pessoas tornem-se escravas das imagens desse mundo, são vozes que engessam  e pode matar a nossa vida cristã.

Jonatan - Teólogo e discípulo de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário